sábado, 25 de fevereiro de 2017

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 125/?

À procura da VERDADE nos livros Proféticos


ISAÍAS – 2/17

- “ (…) De Sião sairá a Lei e de Jerusalém, a Palavra de Javé. 
Então, Ele julgará as nações e será o árbitro de povos 
numerosos (…)  Escondei-vos (…) diante do terror de Javé e 
do esplendor da sua majestade, quando Ele se levantar para 
aterrorizar a Terra. (…) O meu povo é oprimido por crianças 
e mulheres! Povo meu, os teus dirigentes desnorteiam-te (…) 
Que direito tendes de oprimir o meu povo, de esmagar a face dos 
pobres? (…) Diz Javé: Por causa do orgulho 
das mulheres de Jerusalém, que andam de cabeça erguida e olhos 
cobiçosos, que caminham com passo afectado, fazendo tilintar os 
seus anéis do tornozelo, o Senhor cobrirá de tinha a cabeça das 
mulheres de Jerusalém (…)” (Is 2,3-4 e 18-19; 3,1-17)
- Profecias ou… o terror de Javé imperando, o mesmo Deus que 
atrás detestámos! E não falta o toque de machismo presente na 
condenação sem nexo da vaidade das mulheres…
(…) A vinha de Javé dos exércitos é a casa de Israel e a sua 
plantação preferida são os homens de Judá. Eu esperava 
deles o direito e produziram injustiça; esperava justiça e 
só se ouvem gritos de desespero! Ai daqueles que juntam casa 
a casa (…) até não haver mais terreno e serem os únicos a 
habitar no meio do país (…) Ai daqueles que madrugam 
procurando bebidas fortes (…) Ai daqueles que se apegam à 
iniquidade (…) Ai dos que dizem que o mal é bem e o bem é 
mal (…) Ai dos que são sábios a seus próprios olhos (…) Ai 
dos que são fortes para beber vinho (…) Por isso, a ira de Javé 
inflamou-se contra o seu povo (…)” (Is - 4,1-3; 5,4-25)
- Também se comenta: “A corrupção e urgência do castigo 
explicam a invasão do país pela Assíria, cujo emblema era 
o leão e cujo exército era um dos mais poderosos e famosos 
da época.” (ibidem). Tudo bem! Não se sabe é se isto é 
profecia inspirada ou se Isaías poderia facilmente prever que a 
rica Jerusalém seria alvo da cobiça de uma Assíria com 
um exército tão poderoso... Além disso, continua-se com o 
despudor de atribuir a Javé toda a espécie de sentimentos, 
desde a extrema vingança e ira ao amor e misericórdia. 
Um vexame para Javé!
- “No ano em que morreu Ozias, vi o Senhor sentado num 
trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. 
De pé, acima dele, estavam serafins (…) Eles clamavam uns 
para os outros: Santo, santo, santo é Javé dos exércitos, a 
sua glória enche toda a Terra. Com o barulho das aclamações, 
os batentes das portas tremeram e o Templo encheu-se de fumo. 
Então, eu disse: Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios 
impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e os 
meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos. (…) Ouvi, então, a 
voz do Senhor que dizia: Quem é que vou enviar? Quem irá 
por Mim? Eu respondi: Aqui estou. Envia-me! Ele disse-me: 
Vai e diz a este povo: Escutai com os ouvidos mas não 
entendais (…) Torna insensível o coração desse povo, 
ensurdece-lhe os ouvidos, cega-lhe os olhos (…) para que Eu 
não lhe perdoe (…)” (Is 6,1-10)

- Basta! Isto não são mais do que alucinações de Isaías. Então, 
nem Moisés pudera ver a Deus face a face, aquando da entrega 
das tábuas da Lei e Isaías afirma tê-lo visto e ter falado assim face 
a face com Ele? Pena que não nos diga como Ele é!…  E que dizer 
da concepção de um Deus num trono, rodeado de serafins entoando 
cânticos, em grande barulheira? Não é imaginação baseada no 
trono do rei terrenal? As portas tremerem e o Templo encher-se de 
fumo cria o mistério necessário ao momento, não é?! Enfim, 
aquela de Javé não “querer” perdoar, é… demais! Este Isaías 
está-se revelando de um non-sense total.

Sem comentários:

Enviar um comentário