terça-feira, 20 de junho de 2017

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo testamento (AT) - 140/?


À procura da VERDADE nos livros Proféticos 

ISAÍAS – 17/17

- “Levanta-te, Jerusalém! (…) Tu sugarás o leite das nações, 
sugarás a riqueza dos reis. Então, saberás que Eu sou Javé, que 
te salva, o teu Redentor, o Forte de Jacob. (…) Vou dar-te como 
inspector a paz, e como capataz a justiça. Não se ouvirá mais 
falar de violência na tua terra, nem de opressão ou terror no teu 
território.” (Is 61)
- Que justiça é esta de Javé que “manda” Jerusalém sugar o leite 
das nações e as riquezas dos reis? E… até quando durou esta 
“profecia” e esta fala de Javé? Que diria Javé se hoje ali estivesse 
em Jerusalém, onde impera a violência e o ódio, entre árabes e 
judeus, até nos olhos das crianças? Logo, Isaías apenas falou 
para os do seu tempo o que, obviamente, nada interessa aos 
vindouros: nós!
- “Javé envia esta mensagem até aos confins da Terra: Dizei à capital 
de Sião: Olha, aí vem o teu salvador; com Ele vem a tua recompensa 
(…) Serão chamados Povo santo, Redimidos de Javé. E tu serás 
chamada a Procurada, a Cidade Não Abandonada.(…) Pois chegou 
o dia da vingança que estava no meu coração (…) Então, pisei os 
povos com ira, amassei-os com o meu furor, derramando o seu 
sangue pelo chão.” (Is 62-63) “Javé, Tu és o nosso Pai: O teu Nome 
é desde sempre, nosso Redentor. (…) Tu vais ao encontro daqueles 
que praticam a justiça e sempre se lembram dos teus caminhos. 
Acontece porém, que ficaste irritado connosco, porque há muito 
tempo pecamos contra Ti e fomos rebeldes.” (Is 63-64) “Olhai! Eu 
vou criar um novo céu e uma nova terra. As coisas antigas nunca 
mais serão lembradas (…) Farei de Jerusalém uma alegria (…) e 
alegrar-me-ei com o meu povo. Nela nunca mais se ouvirá choro 
ou clamor. (…) Farei correr para Jerusalém a prosperidade como um 
rio e a riqueza das nações como torrentes que transbordam. (…) e 
os que comem carne de porco, répteis e ratos, todos eles perecerão 
juntamente com as suas práticas e os seus projectos - oráculo de Javé. 
(…)” (Is 65-66)
- Enfim, com estas tristíssimas tiradas repetitivas de Isaías: 
o “Povo Santo”, a vingança, a ira, o furor de Javé ávido de sangue, 
o pecado, Jerusalém onde nunca mais haverá choro mas apenas 
alegria, prosperidade e riqueza, o específico “pecado” de comer carne 
de porco…, acabámos mais um livro da Bíblia, um dos mais 
importantes pelas repercussões que vai ter no NT. Mas tudo 
continua localizado no tempo do pós-exílio, tudo repetido do 
antigamente, tudo apontando para um Javé humanizado, partidário, 
injusto…, um Javé antípoda de Deus!


E, ao “vermo-nos livres” de mais um livro desta Bíblia que, a cada 
análise crítica, mais credibilidade perde, como contendo qualquer tipo 
de VERDADE ou como sendo de inspiração divina…, só mais umas 
perguntinhas: 1 – Porque há-de ser Jerusalém o símbolo, na Terra, 
da supostamente existente “Jerusalém celeste”, se não é mais que 
uma cidade histórica como Babilónia, Atenas ou Roma, onde o conflito 
entre povos se arrastou – se arrasta! – ao longo da História? 
2 – Porquê - e já nos vamos repetindo tanto! - porquê a história de um 
povo haveria de constituir a base da salvação eterna do Homem? 
(Isto, caso houvesse eternidade, claro!) Não é evidente, para 
todos os que quiserem ser intelectualmente honestos, que, lendo a 
Bíblia, não descortinamos mais do que palavras endeusadas com 
Javé em tudo quanto é lugar, decisão, vitória, derrota, massacres, 
devastações?! Realmente, que mensagem nos trouxe Isaías, além de 
um relato de factos históricos onde introduziu Javé como 
motor - causa e efeito - dessa mesma História? Tudo se passa com 
Javé, em Javé, por Javé. Não é demais? Não é, sobretudo, uma 
interpretação abusiva, por ser religiosa, da História? 

1 comentário:

  1. 1 - Perdão pelo atraso da publicação: estive em Roma, contactando com o centro do cristianismo e do actual catolicismo. Do facto falaremos mais adiante: o esplendor daquelas igrejas é de "arrepiar", levando-nos a colocar imnúmeras questões.
    2 - Faremos, como prometido, um interregno, nesta análise crítica da Bíblia, para falarmos sobre existencialismo: "Existir: drama ou a glória de ter vindo à vida?" Até breve!

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