domingo, 30 de julho de 2017

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 142/?

À procura da VERDADE nos livros Proféticos

JEREMIAS 2/15

- “Enquanto Eu lhes matava a fome, eles traíam-Me, procurando 
a casa de prostitutas; são como cavalos reprodutores, gordos e lascivos, 
cada qual relinchando pela mulher do seu próximo. E Eu não os deverei 
castigar por estas coisas? - oráculo de Javé. (…) A sua maldade 
passa dos limites: não julgam conforme o direito, não defendem a causa 
do órfão, nem julgam a causa dos indigentes. E não hei-de castigar 
tais crimes? - oráculo de Javé. Será que não devo vingar-Me de 
uma nação como esta? Coisas terríveis e abomináveis acontecem neste 
país: os profetas só dizem mentiras, os sacerdotes só querem dinheiro e 
o meu povo gosta disso!” (Jr 5)
- Jeremias “leva” Javé a “arranjar” motivos e justificações para a invasão 
de Israel, já que tudo o que acontece a Israel é a Ele que se deve. 
Serão imagens. Novamente fortemente sexualizadas! Mas… que 
profetas dizem mentiras? E os sacerdotes a só quererem dinheiro? 
E o povo a… “gostar disso”?! É de bradar aos céus!
- “Ouve também tu, ó Terra: Enviarei uma desgraça contra este povo, 
fruto das suas más acções, porque não obedeceram às minhas palavras 
e desprezaram a minha Lei (…) Eu nomeio-te examinador do meu povo 
(…) Todos são rebeldes e semeadores de calúnias: parecem bronze 
ou ferro e estão todos corrompidos.” (Jr 6,19 e 27-28)
- O mesmo estilo. Mas… não haverá na capital de Sião, nenhum justo 
que se salve, Javé? Que povo é o teu que só pratica más acções?
- “Palavra de Javé que foi dirigida a Jeremias: (…) Se cada um praticar 
o direito com o seu próximo, se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão 
e a viúva; se não derramardes sangue inocente (…) e não correrdes atrás 
dos deuses estrangeiros (…), então Eu continuarei a morar convosco. 
(…) Vós iludis-vos (…). Roubar, matar, cometer adultério, jurar falso, 
queimar incenso a Baal, seguir deuses estrangeiros (…) e depois 
apresentardes-vos diante de Mim (…) para dizerdes: Estamos salvos! 
(…) Quando tirei do Egipto os vossos antepassados (…), a única coisa 
que lhes disse foi: Obedecei-Me e serei o vosso Deus e vós sereis o 
meu povo. (…) Eles, porém, não obedeceram, nem deram ouvidos (…) 
Então, dir-lhes-ás: Esta é uma nação que nunca obedeceu a Javé, seu 
Deus, nem aceita correcção.” (Jr 7)

- Revela-se aqui a total frustração de Javé em relação ao seu povo. 
Que amargura real há naquele “Esta é uma nação que nunca obedeceu 
a Javé!”? Jesus, centenas de anos mais tarde, não terá melhor sorte a 
avaliar pelo que Lhe fizeram escribas, fariseus, sacerdotes, todo o 
“seu” povo… Hoje, o mundo caminha de guerra em guerra, económicas 
umas, com armas reais não poucas, onde o desprezo pelo sofrimento 
do outro impera e onde a bondade de muitos não consegue colmatar a 
maldade de tantos outros!… E nós perguntamos: Que poder tem 
Javé-Deus sobre os Homens? Temos assim tanta liberdade que o poder 
de Deus - o SUPREMO, O ETERNO, O TODO-PODEROSO - não é 
capaz de nos converter ou… convencer? Perante a realidade de uma 
humanidade totalmente injusta e insensível, na sua globalidade, somos 
levados a concluir que Javé-Deus nada tem a ver com a História do 
Homem. Nem teve um filho – Jesus Cristo – o ENVIADO DO 
PAI – que veio à Terra para salvar/libertar o mesmo Homem. Nem 
adianta cumprir os Mandamentos, se não temos certezas de uma vida 
eterna que nos compense dos sofrimentos e das privações terrestres…, 
se o destino é o mesmo para o justo e o pecador, para o pobre e para o 
rico, nada havendo realmente para além da morte… E já se faz tarde! 
É que não podemos parar o tempo e a hora da VERDADE – o tabu 
dos deuses! –  aproxima-se inexoravelmente! Então, quando alguém 
morrer, não chorem mas também não cantem aleluias. Tristezas não 
adiantam à vida que para os outros continua a cumprir-se. Alegrias, 
não há razão para elas, já que o Céu não sabemos se realmente existe, 
embora quiséramos tanto que fosse doce realidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário